O nome “Caatinga” é de origem tupi-guarani e significa mata branca,
sendo o único bioma exclusivamente brasileiro e a região semi-árida
mais rica em biodiversidade do planeta. Principal ecossistema existente na Região Nordeste, estende-se pelos estados: BA, CE, PI, PE, RN, PB, SE, AL, e parte de MG. Apesar de estar localizado em área de clima semi-árido, apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo.
As temperaturas são elevadas e há baixa umidade relativa do ar, passando por vários períodos de seca que podem durar mais de 7 meses por ano. A ocorrência de secas estacionais e periódicas estabelece regimes intermitentes aos rios (temporários) e deixa a vegetação sem folhas, sendo as folhas geralmente reduzidas e/ou são transformadas em espinhos, como por exemplo o mandacaru. Sendo assim, modificações foram feitas nas plantas e seus estômatos passaram a permanecer menos tempo abertos, diminuindo a perda de água no qual o mecanismo de fotossíntese é denominado CAM, aumentando a eficiência na utilização de água. A folhagem das plantas volta a brotar e fica verde nos curtos períodos de chuvas.
A Caatinga é dominada por tipos de vegetação com características xerofíticas, ou seja, formações vegetais secas, que compõem uma paisagem espinhosa compostos por gramíneas, arbustos e árvores de
baixo ou médio
porte , caducifólias (folhas que caem), exibindo várias espécies de plantas das famílias Cactaceae e as Bromeliaceae.

Nenhum comentário:
Postar um comentário